27 de dez. de 2010

A MULHER CRISTÃ NÃO PODE MAIS CORTAR O CABELO?

O texto que fala sobre o tamanho do cabelo da mulher está em I Co 11:15, que diz: “Mas a mulher o cabelo comprido lhe é honroso”... Veja que Paulo fala de honra e não de salvação. A mulher não depende do tamanho do cabelo para ser salva. Releia o que Paulo escreveu e você vai ver que ele diz apenas que “lhe é honroso Ter o cabelo crescido”. Crescido até quanto? Ele não determina o tamanho e nem diz que a mulher cristã nunca mais pode cortar o cabelo. E nem poderia. Já imaginou se a mulher cristã nunca mais pudesse cortar o cabelo? Quando ela morresse, iriam precisar de dois caixões para sepultá-la: um para a defunta e outro só para a cabeleira. O Antigo Testamento, que era a Bíblia de Paulo, permite ao homem e à mulher fazerem votos de nazireu (Números 6). Neste voto, homens e mulheres decidem o período que querem ficar sem cortar o cabelo e, no final do período, rapam completamente cabeça. Paulo, em duas ocasiões, rapou a cabeça por causa de um voto (Atos 18:18; 21:24) “Paulo permaneceu em Corinto por algum tempo. Depois despediu-se dos irmãos e navegou para a Síria, acompanhado de Priscila e Áquila. Antes de embarcar, rapou a cabeça em Cencréia, devido a um voto que havia feito... Participe com esses homens dos rituais de purificação e pague as despesas deles, para que rapem a cabeça. Assim, todos saberão que não é verdade o que falam de você, mas que você continua vivendo em obediência à lei.” Como este voto também era permitido à mulher, começaram a aparecer, na igreja de Corinto, irmãs com as cabeças rapadas. Foi aí que Paulo disse ser indecente para a mulher tosquiar-se ou rapar-se, devendo cobrir-se com o véu. Então a mulher tem que usar véu para ser salva? Muitos ensinadores de “doutrinas” dizem que a mulher não pode orar sem véu, porque a sua oração não será aceita. No próprio verso 15, Paulo diz que “o cabelo da mulher lhe foi dado em lugar do véu”. Ora, se lhe foi dado em lugar do véu, significa que o seu cabelo substitui o véu.

Um comentário:

  1. Irmãos, a Palavra mando-nos examinar as escrituras. No mesmo capitulo onde o apóstolo Paulo disse que é honroso a mulher ter cabelo crescido, no versículos seguinte diz " Mas se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus" 1Co 11:16
    A pessoa que publicou essa pastagem tem razão, corta quem quiser, a altura que quiser, mas de maneira alguma será chamada filha de Deus, porque as IGREJAS DE DEUS, não (NÃO) tem o costume de cortar, quem corta, não é de Deus! Porque não existe meio termo: Seja o vosso falar: sim, sim; não, não; o que passa disso é procedência maligna. Mt 5:37
    Ou seja para quem quiser ser discípulo de Jesus, para as mulheres no caso, devem não cortar o cabelo. Quem tem ouvido ouça! Abandona tudo por amor de Cristo!

    ResponderExcluir